Criar um Site Grátis Fantástico

As aves podem ser excelentes companhias para quem gosta de um bichinho em casa. Mas o dono deve saber que, assim como qualquer outro pet, elas também precisam de atenção, além de muitocuidado com o cardápio e o ambiente em que vivem. As gaiolas, por exemplo, devem estar sempre posicionadas em local arejado, e não pode faltar água fresca, nem alimentação nas doses recomendadas pelo veterinário. Ainda é importante que o poleiro não fique em cima dos alimentos ou da banheira, evitando que os dejetos se depositem sobre eles.

Alimentação

O cardápio dos pássaros também precisa ser balanceado, e se engana quem pensa que eles se alimentam apenas de sementes. Normalmente, a alimentação deve ser composta 70% de ração. Os 30% restantes podem ser sementes — além das frutas, verduras e legumes, o que varia de acordo com cada espécie da ave. No caso do papagaio, por exemplo, “quando criado com uma alimentação baseada em sementes, ele vive em torno de 12 a 15 anos. Já quando o dono utiliza uma alimentação balanceada com ração, pode chegar aos 60 ou 80 anos”, explica Paulo Machado, biólogo da Megazoo (MG). Ele explica que a semente de girassol, uma das mais comumente usadas na alimentação dos pássaros, contém dez vezes mais gordura, duas vezes mais “energia”, além de excesso de proteínas e falta de minerais e vitaminas importantes para eles.

Na hora de visitar o veterinário

Quando o passarinho não está bem, ele também dá sinais de que precisa visitar o médico. Dentre os sintomas estão “parar de comer, ficar encorujado (quieto no canto da gaiola), dormir muito durante o dia e arrepios constantes”, afirma a médica veterinária Mariana Pestelli, do Pet Center Marginal (SP). Também é importante lembrar que ele precisa de uma gaiola que possa transportálo para o veterinário. Se ela for muito grande, ele acaba se batendo dentro dela, e o poleiro, mesmo que a gaiola seja apenas para transporte, nunca pode faltar. Ainda é um sinal de que o pássaro está saudável quando acontece a troca de penas, que ocorre todos os anos e, às vezes, até mais de uma vez ao ano.



Total de visitas: 1074
Tudo sobre cachorros !
Tudo sobre cachorros !

Como saber se o cachorro está com febre :Muitas pessoas se enganam quando vão medir a temperatura de um cão. A temperatura normal de um cachorro saudável varia de 38,5 a 39,5 graus, diferente dos seres humanos. Por isso as pessoas que não sabem disso se assustam quando vão medir a temperatura e acham que o cachorro está com febre sem que ele realmente esteja.
 
Se a temperatura do seu cão está acima dos 40 graus, recomendamos que leve-o imediatamente ao veterinário, pois isso é sinal de que alguma coisa não vai bem em seu organismo. Ele pode estar com umainfeccção ou alguma falha no sistema imunológico.                                                                                                                                                                                     Sinais de câncer:

O câncer é uma doença silenciosa e assustadora, tanto quando falamos de humanos quanto dos cães. No caso dos animais é ainda mais difícil, pois demora para conseguirmos identificar a doença, já que os animais raramente reclamam de dor.
 
É muito importante conhecer o seu cachorro muito bem, passar bastante tempo com ele e ser realmente conectado ao cão, para que você possa identificar quando ele mudar de comportamento e de hábitos. Se seucão fica o dia todo no canil ou no quintale você mal fica com ele, vai ser difícil saber se ele mudou, certo?
 

 

Os 10 sintomasmais comuns* de câncer são:

 

 
1.Inchaços anormais que persistem ou crescem
2.Feridas que não cicatrizam
3.Perda de peso
4.Perda de apetite
5.Sangramento ou corrimento de qualquer abertura corporal
6.Mau cheiro
7.Dificuldade para comer ou engolir
8.Hesitação para o exercício ou perda de resistência
9.Paralisia ou rigidez persistente
10.Dificuldade para respirar, urinar ou defecar
 
*Segundo a Sociedade Veterinária Contra o Câncer, dos Estados Unidos.
 

Esses sinais podem também estar presentes em muitasoutras doenças; eles não significam necessariamente que seu cão ou gato tem câncer. Qualquer cão ou gato que apresentar qualquer dos sinais acima devem ser examinados por um veterinário.
 
Recebemos muitos e-mails de donos desesperados porque seus cães estão doentes, com diversos sintomas. Como falamos, não somos veterinários e somente um veterinário avaliando seu animal pessoalmente e solicitando exames pode diagnosticar o câncer e outras doenças, comodiabetesetc.
 
Se seucachorro parou de comer, não está fazendo xixinem cocô ou está com um comportamento fora do normal, corra para o veterinário, não espere.